1) O que é ser Administrador?
É o profissional dotado de comportamentos, habilidades e atitudes capazes de orientar as empresas para realização de trabalhos eficientes e eficazes, garantindo a consecução dos objetivos organizacionais, tornando o trabalho produtivo e o trabalhador realizador, garantindo assim, a competitividade das organizações.
2) Quais as características necessárias para ser um bom Administrador?
Um bom administrador deve ter
– Capacidade para definir propósito, visão, missão e objetivos da organização;
– Capacidade para liderar, planejar, organizar e negociar;
– Percepção das necessidades de inovação e a resistência às mudanças;
– Visão proativa;
– Habilidade para gerenciar o tempo e definir prioridades;
– Dinamismo, iniciativa, objetividade, espírito empreendedor e liderança;
– Competência para administrar impactos sociais e responsabilidades sociais.
3) Mercado de trabalho
São muitas as opções para atuação desses profissionais na sociedade do conhecimento, pois, a Administração é o órgão específico e diferencial de qualquer e de toda organização. O Administrador além de atuar em empresas, órgãos públicos, ou como empresários e consultores, pode optar por outras áreas específicas como: finanças; marketing; tecnologia da informação; gestão de pessoas, hospitalar, escolar, agroindustrial e muitas outras. Eis abaixo algumas áreas de atuação e especialidades:
– Administração de Empresas: organiza e dirige uma empresa, atuando em todas as áreas;
– Administração Agroindustrial: desenvolve projetos, controla a produção e dá assistência ao produtor do campo;
– Administração de Cooperativas: supervisionar e fiscalizar a entrada de recursos e distribuição de direitos entre os produtores;
– Comércio Exterior: trabalha especificamente com o mercado internacional, balança de comércio, taxas alfandegárias, importações e exportações;
– Controladoria: controla finanças, contabilidade, técnica de organização e métodos administrativos. Realiza auditorias;
– Marketing ou Mercadologia: trabalha com o mercado, fazendo pesquisas, orientando lançamento de produtos, orientação de vendas e publicidade;
– Orçamento e finanças: trabalha com mercado de capitais, bolsa de valores, aplicações, investimentos de empresas;
– Produção: controla a entrada e saída de suprimentos e os custos da produção;
– Gestão de Pessoas: faz seleção, treinamento e admissão de pessoal, define políticas de carreira, salário e benefícios, negocia com sindicatos;
– Gestor do Conhecimento e Inovação;
– Administração do Terceiro Setor: planejamento estratégico das operações de ONG’s (Organizações Não Governamentais), como fundações e entidades filantrópicas, com vistas a capacitação de recursos e sua aplicação em projetos sociais, ambientais e educacionais, entre outros.
4) Estrutura física do Curso
É adequada à satisfação e necessidades dos alunos do Curso, contendo: salas climatizadas, biblioteca, laboratórios de informática, Centro de Convenções com amplo Auditório para palestras, Cursos, Seminários e espaços próprios para exposições e outros eventos do Curso; laboratórios de informática;
No CEAP, o aluno conta com o Núcleo de Estágio Supervisionado, que facilita o ingresso do acadêmico no mercado de trabalho e a Empresa Júnior, onde o aluno tem a oportunidade de aliar a teoria à prática.
Além disso, o CEAP conta com ampla área de convivência e área livre para estacionamento, quadra poliesportiva, entre outros espaços para lazer, esporte e cultura