GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO  – Modalidade: Bacharelado.

• Duração: 10 semestres (5 anos)

Situação Legal do Curso
– Autorizado pela Portaria MEC nº 139, de 12/01/2006, publicada no DOU de 13/01/2006.
– Reconhecido Portaria MEC nº 470, de 22/11/2011, publicada no DOU de 24/11/2011-
– Última Renovação de Reconhecimento:  Portaria MEC nº 109 de 04/02/2021, publicada
  no DOU de 05/02/2021.
Conceitos do Curso:
– Conceito de Curso: Avaliação in loco pelo MEC – 04
– ENADE –  02
– CPC – 03
Núcleo Docente Estruturante – NDE
Equipe de docentes do Curso com atribuições acadêmicas de acompanhamento atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso.
São membros do NDE de Arquitetura e Urbanismo:
– Professora Luana Sibeli Mira Barbosa – Especialista – Presidente do NDE e Coordenadora do Curso
– Professora Mônica Pernambuco Costa – Mestre – Coordenadora Adjunta
– Professora Juliane Gonçalves da Silva – Mestre
– Professor Adailson Oliveira Bartolomeu – Mestre
– Professor Joselito Santos Abrantes – Doutor
CARACTERÍSTICAS DO CURSO
1) O que é ser Arquiteto Urbanista?
O arquiteto é um profissional de formação multidisciplinar que conhece desde a história da arte até o aspecto físico da construção civil. Ao final do Curso, o acadêmico estará habilitado a realizar projetos com total compreensão do espaço seja ele interno ou externo, criando e visualizando mentalmente as mudanças necessárias, atendendo requisitos individuais e coletivos sempre com a responsabilidade de garantir coerência técnica e estética.
Trabalhando lado a lado com Engenheiros, o Arquiteto Urbanista projeta e coordena a construção e reforma edificações em geral, além dos projetos de paisagismo e do planejamento de cidades.
2) Quais as competências necessárias para ser um bom Arquiteto Urbanista?
O profissional formado em Arquitetura e Urbanismo, para exercer bem as tarefas que lhe competem, deve ter desenvolvidas as competências e habilidades:
– ter espírito empreendedor;
– demostrar capacidade  de comunicação e negociação;
– ter senso prático, estético e inovador;
– demonstrar habilidade para o desenho e o raciocínio lógico;;
– ser capaz de planejar e de ouvir críticas e sugestões;
– ter raciocínio espacial, atenção a detalhes e perfeccionismo.
3) Mercado de trabalho
O Arquiteto Urbanista possui um riquíssimo leque de opções profissionais. Pode atuar como autônomo ou em empresas privadas; pode também estar vinculado aos diversos órgãos públicos e/ou privados responsáveis pela infraestrutura de cidades e do Estado, ONGs e instituições de ensino e pesquisa. Pode atuar também na área de Design. Eis abaixo, algumas áreas de atuação e especialidades:
– Arquitetura de interiores: organização de espaços internos de construções, definindo os detalhes, cores, acabamento e materiais de revestimento e iluminação;
– Conforto ambiental: É uma especialização em que o arquiteto é responsável pelo planejamento das condições de acústica, temperatura, iluminação e ventilação de ambientes.
– Construção de edificações: Projeto, construção e acompanhamento de todo tipo de edifícios, casas, escolas, hospitais, incluindo o gerenciamento de matérias, serviços e custos.
– Paisagismo e ambiente: planejamento de espaços públicos, como parques e praças ou em áreas particulares, como jardins residenciais. É um ramo da Arquitetura fortemente apoiado em conhecimentos de botânica, agronomia e engenharia florestal.
– Pesquisa: Atividade desenvolvida principalmente nas universidades que leva ao surgimento de novas técnicas de edificação.
Restauração de prédios históricos: é outra área de importante valor para o setor de pesquisa.
Estrutura Física
Adequado à satisfação e necessidades dos alunos, o Centro Tecnológico atende os Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design e Engenharia Civil. Nele se encontram os seguintes espaços para o desenvolvimento dos Cursos: laboratórios de informática; salas de aula regulares e de pranchetas, laboratório de modelos e maquetes, além do laboratório de Conforto Ambiental que é equipado com instrumentos de ponta para atender nas aulas práticas. Todos os espaços são climatizados, com ótima iluminação e acústica.
Para Extensão e Pesquisa, o Curso conta com um Escritório Modelo que possui uma sala exclusiva com três computadores de ponta, com disponibilidade de softwares para elaboração de projetos arquitetônicos à comunidade e aos órgãos púbicos.
 Além disso, o CEAP conta com um Centro de Convenções com amplo Auditório para palestras, Cursos, Seminários e espaços próprios para exposições e outros eventos do Curso; Biblioteca, ampla área de convivência, área livre para estacionamento e quadra poliesportiva, entre outros espaços para lazer, esporte e cultura.
MATRIZ CURRICULAR 2010

Tab Title

• DISCIPLINA
ARQ1.01
– INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E URBANISMO

ARQ1.02 – ESTUDOS AMBIENTAIS

ARQ1.03 – ESTUDOS SÓCIO-ECONÔMICOS

ARQ1.04 – MODELAGEM I

ARQ1.05 – MEIOS DE EXPRESSÃO E REPRESENTAÇÃO I

C.H.
72

72

72

72

72

CRÉDT.
4

      4

      4

      4

      4

• DISCIPLINA
ARQ2.01 –
TEORIA, HISTÓRIA E CRITICA DA ARQT. E URBANISMO I

ARQ2.02 – ESTÉTICA E HISTÓRIA DAS ARTES

ARQ2.04 – METODOLOGIA DO PROJ. ARQUITETÔNIC. E URBANIS.

ARQ2.05 – MODELAGEM II

ARQ2.06 – MEIOS DE EXPRESSÃO E REPRESENTAÇÃO II

ARQ2.07 – METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

C.H.
36

72

72

72

72

36

CRÉDT.
2

      4

      4

      4

      4

      2

• DISCIPLINA
ARQ2.03 – ANTROPOLOGIA URBANA

ARQ3.01 – PROJETO DE ARQUITETURA I

ARQ3.03 – GEOMETRIA DESCRITIVA E PERSPECTIVA I

ARQ3.04 – TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQT. E URBANISMO II

ARQ3.06 – MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I

ARQ3.07 – MODELAGEM II

C.H.
36

72

72

36

72

72

CRÉDT.
2

      4

      4

      2

      4

     4

• DISCIPLINA
ARQ3.02
– DESENHO DIGITAL I

ARQ3.05 – TOPOGRAFIA

ARQ4.01 – PROJETO DE ARQUITETURA II

ARQ4.03 – TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQT. E URBANISM. III

ARQ4.04 – MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II

ARQ4.06 – GEOMETRIA DESCRITIVA E PERSPECTIVA II

C.H.
36

72

72

36

72

72

CRÉDT.
2

      4

      4

      2

      4

     4

• DISCIPLINA
ARQ4.02
– DESENHO DIGITAL II

ARQ5.01 – PROJETO DE ARQUITETURA III

ARQ5.06 – ARQUITETURA E URBANISMO CONTEMPORÂNEO I

ARQ5.07 – CONFORTO AMBIENTAL TÉRMICO E LUMINOSO

ARQ5.08 – TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES

ARQ5.09 – INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS HIDROSSANITÁRIOS

C.H.
36

72

36

72

72

72

CRÉDT.
2

      4

      2

      4

      4

     4

• DISCIPLINA
ARQ6.01
– PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO I

ARQ6.06 – PROJETO DE PAISAGISMO I

ARQ6.08 – ARQUITETURA E URBANISMO CONTEMPORÂNEO II

ARQ6.09 – CONFORTO AMBIENTAL SONORO

ARQ6.10 – SISTEMAS CONSTRUTIVOS

ARQ6.11 – INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS ELETRICOS

C.H.
72

36

36

72

72

72

CRÉDT.
4

      2

      2

      4

      4

     4

• DISCIPLINA
ARQ5.04
– SISTEMAS ESTRUTURAIS

ARQ6.02 – ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL I

ARQ6.07 – PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL I

ARQ7.01 – PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO II

ARQ7.04 – PROJETO DE PAISAGISMO II

ARQ7.08 – ESTÁGIO CURRICULAR I

ARQ9.04 – ARQUITETURA TROPICAL

C.H.
72

36

72

72

36

120

72

CRÉDT.
4

      2

      4

      4

      2

     0

4

• DISCIPLINA
ARQ6.04
– SISTEMAS ESTRUTURAIS EM CONCRETO ARMADO

ARQ7.02 – PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL II

ARQ7.03 – ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL II

ARQ8.01 – PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO III

ARQ8.02 – DESENHO URBANO I

ARQ8.03 – PROJETO DE PAISAGISMO III

ARQ8.07 – ESTÁGIO CURRICULAR II

C.H.
72

72

36

72

72

36

180

CRÉDT.
4

      4

      2

      4

      4

     4

0

• DISCIPLINA
ARQ7.06
– SISTEMAS ESTRUTURAIS EM AÇO E MADEIRA

ARQ8.05 – TÉCNICAS RETROSPECTIVAS I

ARQ9.02 – DESENHO URBANO II

ARQ9.06 – ESTÁGIO CURRICULAR III

ARQ9.08 – PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO IV

ARQ9.09 – TRABALHO DE CURSO I

ARQ9.10 – INFRAESTRUTURA URBANA

C.H.
72

36

72

180

72

36

72

CRÉDT.
4

      2

      4

      0

      4

      2

4

• DISCIPLINA
ARQ10.02
– TRABALHO DE CURSO II

ARQ8.06 – GESTÃO DE PROJETOS E OBRAS

ARQ9.01 – ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL

ARQ9.03 – TÉCNICAS RETROSPECTIVAS II

ARQ9.05 – GESTÃO URBANO-AMBIENTAL

ARQX.20 – OPTATIVA I

DSC2.09 – ATIVIDADES COMPLEMENTARES

C.H.
144

36

36

72

72

36

240

CRÉDT.
0

      2

      2

      4

      4

      2

      0

PROFESSORES

ADAILSON OLIVEIRA BARTOLOMEU

CURRICULUM

CARLOS HENRIQUE DA SILVA NERY

CURRICULUM

CESAR AUGUSTO BATISTA BALIEIRO

CURRICULUM

EDERALDO DA SILVA AZEVEDO

CURRICULUM

FRANCISCO PETRONILLO DE MENDONÇA NETO

CURRICULUM

GUAJARINA DO SOCORRO CARMO DE SOUSA CAMARÃO

CURRICULUM

JONATHAN CASTRO AMANAJÁS

CURRICULUM

JOSÉ VITOR BORGES DE ASSIS

CURRICULUM

JOSELITO SANTOS ABRANTES

CURRICULUM

JULIANE GONÇALVES DA SILVA

CURRICULUM

LEONARDO DE JESUS DOS SANTOS BELTRÃO

CURRICULUM

LUANA SIBELI MIRA BARBOSA
coordenadora do curso

CURRICULUM

MONICA PERNAMBUCO COSTA

CURRICULUM

RICHARDSON SALOMÃO DE ARAÚJO

CURRICULUM

SABRINE GEMELLI

CURRICULUM

SANDRO SANCHES

CURRICULUM

THAYANA GALEÃO QUINTAS

CURRICULUM

TAINAN CARDOSO HAGE MOREIRA

CURRICULUM
SETOR PSICOPEDAGÓGICO

Quem somos?

O Setor Psicopedagógico está ligado à Coordenação Pedagógica, e é composto por   técnicos da Pedagogia, Psicóloga e Psicopedagogia com formação e atuação reconhecida em questões didáticas, psicopedagógicas e emocionais.

  • Desenvolve ações psicopedagógicas e de acolhimento da demanda da comunidade acadêmica (docentes, discentes e colaboradores) visando à promoção de saúde mental e atividades que favoreçam o aprimoramento constante do processo de ensino-aprendizagem e das relações sociais na instituição.
  • Participa da Coordenação de Programas de Tutoria do CEAP e desenvolve ações e projetos de cunho educativo e didático-pedagógico que contemplam discentes e docentes em suas atividades acadêmicas.
  • Realiza acompanhamento de discentes do Atendimento Especial, em parceria com a Coordenação Pedagógica.
  • Desenvolve pesquisas locais e participa de pesquisas multicêntricas em parceria com outras Instituições de Ensino Superior (IES) com foco em temas autorregulação da aprendizagem, saúde, qualidade de vida e bem-estar biopsicossocial no contexto da vida acadêmica.

Como fazer o agendamento de atendimento no Setor?

Há dois caminhos:

1º Via Coordenação Pedagógica:

  • Acadêmico: De forma presencial, solicitar atendimento na Coordenação pedagógica do Ceap.
  • Docente: Por meio de requerimento encaminhar acadêmicos para atendimento. Se o atendimento for para o docente agendar via Coordenação pedagógica.

2º Via link:

  • De forma online você pode solicitar atendimento através do link e verificar a disponibilidade de agendamento através do e-mail nnnnnnn@nnnn, com prazo de 24 horas para retorno.

Como ocorre o atendimento?

Atendimento presencial de acordo com agendamento.

Como agendar?

PRESENCIAL:

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA  > TRIAGEM INICIAL AGENDAMENTO COM O SETOR > ATENDIMENTO PRESENCIAL

ONLINE:

SITE DO CEAP SETOR PSICOPEDAGÓGICO > LINK DE AGENDAMENTO 24 HORAS PARA RESPOSTA NO EMAIL > ATENDIMENTO PRESENCIAL