GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – Modalidade: Licenciatura.
- Duração:8 semestres (4 anos)
Situação Legal do Curso:
– Autorizado pela Portaria MEC nº 323, de 30/01/2006, publicada no DOU de 31/01/2006.
– Reconhecido pela Portaria MEC nº 289, de 22/07/2011, publicada no DOU de 25/07/2011.
– Última Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC nº 914 de 27/12/2018, publicada no DOU de 28/12/2018.
Conceitos do Curso:
– CC: 04 Avaliação in loco pelo MEC (2014)
– CPC – 04 (2021)
– ENADE – 04 (2021)
Núcleo Docente Estruturante – NDE
Equipe de docentes do Curso “com atribuições acadêmicas de acompanhamento atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso. São membros do NDE de Administração:
- Maria Helena Ferreira Pires da Costa Carvalho – Especialista – Coordenadora do Curso e Presidente do NDE
- Danylo José Simões Costa – Mestre
- Hilton Martins e Silva – Mestre
- Jari Kardec Pereira Oliveira – Especialista
- Professor Joselito Santos Abrantes – Doutor
1) O que é ser um Licenciado em Educação Física?
É atuar na educação do ser humano, concorrendo para seu desenvolvimento integral mediante o processo de ensino-aprendizagem de várias formas de manifestação cultural, historicamente construídas, expressas na forma de danças, jogos, lutas, ginástica e esportes. Este profissional atua como professor em: 1. Instituições públicas e privadas de Educação Básica em seus três níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; 2. Educação Profissional e de Jovens e Adultos; 3. Institutos de Educação Especial; 4. Órgãos Públicos de Educação em níveis
2) Quais as características para ser um bom professor de Educação Física?
– Ser crítico, participativo, estudioso;
– Capacidade de liderança e determinação;
– Sociabilidade e espírito solidário.
3) Mercado de trabalho e campo de atuação
– Estabelecimentos de ensino e de educação formal, em todos os níveis.
– Poderá atuar em outros segmentos da sociedade com finalidades educativas de formação cultural e cidadã, de desempenhar atividades pertinentes de coordenação, planejamento, execução e avaliação de programas de Educação Física para uma clientela de alunos formada por crianças, jovens, adultos e idosos, junto às insituições de educação básica de gestão pública e privada.
– Realizar consultoria atuando junto a órgãos públicos e empresas privadas para organização e implantação de programas de educação física para funcionários.
– Elaborar, emplementar e coordenar programas educativos em projetos operacionalizados em parques, hospitais entre outros.}
4) Estrutura física
É adequada à satisfação e necessidades dos alunos do Curso, contendo: salas climatizadas, biblioteca, Centro de Convenções com amplo Auditório para palestras, Cursos, Seminários e espaços próprios para exposições e outros eventos do Curso; laboratórios de informática. A infraestrutura específica do Curso dispõe de de um Ginásio Poliesportivo para Práticas Pedagógicas, aulas de basquetebol, handbol, futsal, voleibol, sala de ginástica e de dança, Laboratórios de Anatomia Humana e de Cineantropometria. Além disso, o CEAP conta com um posto bancário, ampla área de convivência e área livre para estacionamento, quadra poliesportiva, entre outros espaços para lazer, esporte e cultura.
DANYLO JOSÉ SIMÕES COSTA
CURRICULUM
HILTON MARTINS E SILVA
CURRICULUM
JARÍ KARDEC OLIVEIRA
CURRICULUM
MARIA HELENA FERREIRA PIRES DA COSTA CARVALHO
COORDENADORA DO CURSO
CURRICULUM
Quem somos?
O Setor Psicopedagógico está ligado à Coordenação Pedagógica, e é composto por técnicos da Pedagogia, Psicóloga e Psicopedagogia com formação e atuação reconhecida em questões didáticas, psicopedagógicas e emocionais.
- Desenvolve ações psicopedagógicas e de acolhimento da demanda da comunidade acadêmica (docentes, discentes e colaboradores) visando à promoção de saúde mental e atividades que favoreçam o aprimoramento constante do processo de ensino-aprendizagem e das relações sociais na instituição.
- Participa da Coordenação de Programas de Tutoria do CEAP e desenvolve ações e projetos de cunho educativo e didático-pedagógico que contemplam discentes e docentes em suas atividades acadêmicas.
- Realiza acompanhamento de discentes do Atendimento Especial, em parceria com a Coordenação Pedagógica.
- Desenvolve pesquisas locais e participa de pesquisas multicêntricas em parceria com outras Instituições de Ensino Superior (IES) com foco em temas autorregulação da aprendizagem, saúde, qualidade de vida e bem-estar biopsicossocial no contexto da vida acadêmica.
Como fazer o agendamento de atendimento no Setor?
Há dois caminhos:
1º Via Coordenação Pedagógica:
- Acadêmico: De forma presencial, solicitar atendimento na Coordenação pedagógica do Ceap.
- Docente: Por meio de requerimento encaminhar acadêmicos para atendimento. Se o atendimento for para o docente agendar via Coordenação pedagógica.
2º Via link:
- De forma online você pode solicitar atendimento através do link e verificar a disponibilidade de agendamento através do e-mail nnnnnnn@nnnn, com prazo de 24 horas para retorno.
Como ocorre o atendimento?
Atendimento presencial de acordo com agendamento.
Como agendar?
PRESENCIAL:
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA > TRIAGEM INICIAL AGENDAMENTO COM O SETOR > ATENDIMENTO PRESENCIAL
ONLINE:
SITE DO CEAP SETOR PSICOPEDAGÓGICO > LINK DE AGENDAMENTO 24 HORAS PARA RESPOSTA NO EMAIL > ATENDIMENTO PRESENCIAL