GRADUAÇÃO ENGENHARIA CIVIL  – Modalidade: Bacharelado.

  • Duração:10 semestres (5 anos)

Situação Legal do Curso

Autorizado em 30 de outubro de 2014 pela Portaria MEC nº 611, publicado no DOU de 31 de outubro de 2014.

Reconhecimento Portaria nº 466, de 18/05/2021, publicada no DOU de 21/05/2021

Última Renovação de Reconhecimento – Portaria nº33, de 06/01/2022, publicada no DOU 10/01/2022

Conceitos do Curso: 

– CC: 04 Avaliação in loco pelo MEC (2019)

– ENADE – 03 (2019)
– CPC – 03 (2019)

Núcleo Docente Estruturante – NDE

Equipe de docentes do Curso com atribuições acadêmicas de acompanhamento atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso. São membros do NDE de Engenharia Civil:

– Professor Carlos Henrique da Silva Nery – Especialista (Mestrando)
– Professor Ederaldo da Silva Azevedo – Mestre (Doutorando)
– Professor Joselito dos Santos Abrantes – Doutor
– Professor Manoel de Jesus Cunha Serrão – Especialista – Coordenador do Curso Presidente do NDE
– Professor Sérgio Orlando de Souza Batista – Doutor

CARACTERÍSTICAS DO CURSO

1) O que é ser um Engenheiro Civil?

 

Historicamente, é ser ator nas maiores revoluções da humanidade. O Engenheiro Civil exerce papel de extrema importância na sociedade, pois é o responsável, juntamente com as demais profissões da área tecnológica, pelas transformações do espaço e do território. É quem leva às novas fronteiras toda infraestrutura necessária para adequar o meio, tornando-o habitável e suficiente, além de operacionalizar uma das indústrias que mais impactam na economia do País, a construção civil.

 

2) Quais as aptidões necessárias para ser Engenheiro Civil?

 

– Capacidade para liderar e ser liderado – trabalhar em equipe multidisciplinares;

– Capacidade de pensar de forma reflexiva, com autonomia intelectual e sensibilidade ao relacionamento interdisciplinar;

– Espirito inovador e empreendedor;

– Habilidade para equacionar problemas, apresentando soluções viáveis – praticidade;

– Capacidade de pensar e agir sob pressão;

– Espírito de investigação e interesse por temas da atualidade;

– Avaliação critica a operacional de sistemas;

– Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

– Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

  

3) Mercado de trabalho para o Engenheiro Civil

 

O aluno formado em Engenharia Civil possui diversas oportunidades profissionais na esfera pública, privada ou ainda com o profissional autônomo e professor, todas listadas pela Resolução do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA N° 218 de 29 de junho de 1973:

 

– Atividade 01 – Supervisão, coordenação e orientação técnica;

– Atividade 02 – Estudo, planejamento, projeto e especificação;

– Atividade 03 – Estudo de viabilidade técnico-econômica;

– Atividade 04 – Assistência, assessoria e consultoria;

– Atividade 05 – Direção de obra e serviço técnico;

– Atividade 06 – Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;

– Atividade 07 – Desempenho de cargo e função técnica;

– Atividade 08 – Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão;

– Atividade 09 – Elaboração de orçamento;

– Atividade 10 – Padronização, mensuração e controle de qualidade;

– Atividade 11 – Execução de obra e serviço técnico;

– Atividade 12 – Fiscalização de obra e serviço técnico; 

– Atividade 13 – Produção técnica e especializada; 

– Atividade 14 – Condução de trabalho técnico; 

– Atividade 15 – Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; 

– Atividade 16 – Execução de instalação, montagem e reparo; 

– Atividade 17 – Operação e manutenção de equipamento e instalação; 

– Atividade 18 – Execução de desenho técnico.

 

Vejamos a seguir algumas áreas de atuação do Engenheiro Civil:

 

– Engenheiro de execução de obras civis; 

– Engenheiro de transportes; 

– Engenheiro calculista; 

– Engenheiro de fundações; 

– Engenheiro perito; 

– Gestão em áreas afins. 

  

4) Estrutura física

 

Adequada à satisfação e necessidades dos alunos, o Centro Tecnológico que atende os Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design e Engenharia Civil,  contém: Escritório Modelo; Laboratórios de  Informática, Complexo de laboratórios Especializados (Solos, Estruturas, laboratórios de Física e Química, Materiais de construções, Resistência dos Materiais), onde o acadêmico realiza trabalhos práticos das diversas disciplinas e trabalhos interdisciplinares. 

Além disso, o Centro conta com o Laboratório de Conforto Ambiental que é equipado com instrumentos de ponta, para atender nas aulas práticas dos Cursos.

PROFESSORES

ADAILSON OLIVEIRA BARTOLOMEU

CURRICULUM

CARLOS HENRIQUE da silva NERY
COORDENADOR DO CURSO

CURRICULUM

Cesar Augusto Batista Balieiro

CURRICULUM

EDERALDO DA SILVA AZEVEDO

CURRICULUM

FRANCISCO PETRONILLO DE MENDONÇA NETO

CURRICULUM

GUAJARINA DO SOCORRO CARMO DE SOUZA CAMARÃO

CURRICULUM

JONATHAN CASTRO AMANAJÁS

CURRICULUM

JOSÉ VITOR BORGES DE ASSIS

CURRICULUM

JOSELITO SANTOS ABRANTES

CURRICULUM

KARLA CRISTINA ANDRADE FERREIRA

CURRICULUM

LEONARDO DE JESUS DOS SANTOS BELTRÃO

CURRICULUM

LUANA SIBELI MIRA BARBOSA

CURRICULUM

MANOEL DE JESUS DA CUNHA SERRÃO

CURRICULUM

PEDRO DA SILVA TAVARES JUNIOR

CURRICULUM

Ricardo Brito da Silva

CURRICULUM

RICHARDSON SALOMÃO DE ARAÚJO

CURRICULUM

SABRINE GEMELLI

CURRICULUM

SANDRO SANCHES

CURRICULUM

SÉRGIO ORLANDO DE SOUZA BATISTA

CURRICULUM

TAINAN CARDOSO HAGE MOREIRA

CURRICULUM
SETOR PSICOPEDAGÓGICO

Quem somos?

O Setor Psicopedagógico está ligado à Coordenação Pedagógica, e é composto por   técnicos da Pedagogia, Psicóloga e Psicopedagogia com formação e atuação reconhecida em questões didáticas, psicopedagógicas e emocionais.

  • Desenvolve ações psicopedagógicas e de acolhimento da demanda da comunidade acadêmica (docentes, discentes e colaboradores) visando à promoção de saúde mental e atividades que favoreçam o aprimoramento constante do processo de ensino-aprendizagem e das relações sociais na instituição.
  • Participa da Coordenação de Programas de Tutoria do CEAP e desenvolve ações e projetos de cunho educativo e didático-pedagógico que contemplam discentes e docentes em suas atividades acadêmicas.
  • Realiza acompanhamento de discentes do Atendimento Especial, em parceria com a Coordenação Pedagógica.
  • Desenvolve pesquisas locais e participa de pesquisas multicêntricas em parceria com outras Instituições de Ensino Superior (IES) com foco em temas autorregulação da aprendizagem, saúde, qualidade de vida e bem-estar biopsicossocial no contexto da vida acadêmica.

Como fazer o agendamento de atendimento no Setor?

Há dois caminhos:

1º Via Coordenação Pedagógica:

  • Acadêmico: De forma presencial, solicitar atendimento na Coordenação pedagógica do Ceap.
  • Docente: Por meio de requerimento encaminhar acadêmicos para atendimento. Se o atendimento for para o docente agendar via Coordenação pedagógica.

2º Via link:

  • De forma online você pode solicitar atendimento através do link e verificar a disponibilidade de agendamento através do e-mail nnnnnnn@nnnn, com prazo de 24 horas para retorno.

Como ocorre o atendimento?

Atendimento presencial de acordo com agendamento.

Como agendar?

PRESENCIAL:

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA  > TRIAGEM INICIAL AGENDAMENTO COM O SETOR > ATENDIMENTO PRESENCIAL

ONLINE:

SITE DO CEAP SETOR PSICOPEDAGÓGICO > LINK DE AGENDAMENTO 24 HORAS PARA RESPOSTA NO EMAIL > ATENDIMENTO PRESENCIAL