PÁGINA INICIAL | ARQUITETURA E URBANISMO


Curso: GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
Modalidade: Bacharelado
Duração: 10 semestres (5 anos)

 
Situação Legal do Curso

- Autorizado em 12 de janeiro de 2006
- Reconhecido em 22 de agosto de 2011
- Última Renovação de Reconhecimento em 21 de dezembro de 2012
 
Conceito do Curso:

- CC: Avaliação in loco pelo MEC - nota 04
- ENADE - nota 03
- CPC - nota 03

Núcleo Docente Estruturante – NDE

Equipe de docentes do Curso com atribuições acadêmicas de acompanhamento atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso. São membros do NDE de Arquitetura e Urbanismo:

- Professora Mônica Pernambuco Costa – Especialista – Coordenadora.
- Professor Adailson Oliveira Bartolomeu – Mestre
- Professor Francisco de Assis Ribeiro - Mestre
- Professora Ana Corina Maia Palheta – Especialista
 
1) O que é ser arquiteto?

O arquiteto é um profissional de formação multidisciplinar que conhece desde a história da arte até o aspecto físico da construção civil. Ao final do curso, você estará habilitado a realizar projetos com total compreensão do espaço seja ele interno ou externo – criando e visualizando mentalmente as mudanças necessárias, atendendo requisitos individuais e coletivas sempre com a responsabilidade de garantir coerência técnica e estética. Trabalhando lado a lado com engenheiros, o arquiteto projeta e coordena a construção e reforma edificações em geral, além do paisagismo e de planejamento de cidades.

2) Quais as características necessárias para ser um bom arquiteto?

- Espírito inovador;
- Capacidade de comunicação e negociação;
- Senso prático e estético;
- Habilidade para o desenho e a matemática;
- Capacidade de planejamento e de ouvir críticas e sugestões;
- Raciocínio espacial, atenção a detalhes e perfeccionismo.

3) Mercado de trabalho

O arquiteto possui um riquíssimo leque de opções profissionais. Pode atuar como autônomo ou em empresas privadas; pode também estar vinculado a prefeituras e outros orgãos públicos, ONGs e instituições de ensino e pesquisa. Pode atuar também na área de design. Eis abaixo, algumas áreas de atuação e especialidades:

- Arquitetura de interiores: organização de espaços internos de construções, definindo os detalhes, cores, acabamento e materiais de revestimento e iluminação;
- Conforto: É uma especialização em que o arquiteto é responsável pelo planejamento das condições de acústica, temperatura, iluminação e ventilação de ambientes.
- Construção de edificações: Projeto, construção e acompanhamento de todo tipo de edifícios, casas, escolas, hospitais, incluindo o gerenciamento de materias, serviços e custos.
- Paisagismo e ambiente: planejamento de espaços públicos, como parques e praças ou em áreas particulares, como jardins residenciais. É um ramo da arquitetura fortemente apoiado em conhecimentos de botânica, agronomia e engenharia florestal.
- Pesquisa: Atividade desenvolvida principalmente nas universidades e leva ao surgimento de novas técnicas de edificação. A restauracão de prédios históricos é outra área de importante valor para o setor de pesquisa.

Estrutura Física

Adequada à satisfação e necessidades dos alunos, o CEAP possui salas de aula regulares e de pranchetas climatizadas, laboratório de modelos e maquetes climatizados, laboratórios de informática, biblioteca com acesso a internet, Centro de Convenções com amplo Auditório para palestras, Cursos, Seminários e espaços próprios para exposições e outros eventos do Curso.
Para Extensão e Pesquisa, o Curso conta com um Escritório Modelo que possui uma sala exclusiva com três computadores de ponta, com disponibilidade de softwares para elaboração de projetos arquitetônicos à comunidade. Além disso, o CEAP conta com um posto bancário, ampla área de convivência e área livre para estacionamento, quadra poliesportiva, entre outros espaços para lazer, esporte e cultura.